Gengivite: Sintomas, Causas e Tratamentos

Home - Blog - Gengivite: Sintomas, Causas e Tratamentos

Gengivite: Sintomas, Causas e Tratamentos
17 de Abril de 2024

Gengivite: Sintomas, Causas e Tratamentos

A gengivite é uma condição que afeta a gengiva e pode ser identificada por sintomas como sangramento durante a escovação e inchaço gengival. Geralmente, surge devido à higienização inadequada ou até mesmo à falta dela. Mas será que a higiene deficiente é o único fator desencadeante? É possível que, mesmo mantendo uma boa limpeza, o paciente desenvolva gengivite devido a fatores hereditários, por exemplo? Veja as respostas que a Top separou sobre o assunto!

O QUE É GENGIVITE E QUAIS SÃO SEUS SINAIS

A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pela presença da placa bacteriana nas superfícies dos dentes, devido à higienização inadequada. Por isso, a limpeza desta área é tão importante quanto a dos próprios dentes. Fique atento aos sinais, que incluem inchaço e sangramento das gengivas, além de possível mau hálito. Alguns pacientes também podem relatar desconforto ou dor. Vale ressaltar que a gengivite representa o estágio inicial da doença periodontal. Se não tratada corretamente, pode levar à perda dentária.

GENGIVITE PODE SER HEREDITÁRIA?

É comum que pacientes questionem se a gengivite pode ter uma predisposição genética. Neste sentido, é importante esclarecer que a gengivite em si não é transmitida de pais para filhos. No entanto, em relação às doenças periodontais, como a periodontite agressiva, por exemplo, há um padrão familiar estabelecido. Estudos atuais exploram essa relação por meio de técnicas de biologia celular e molecular para obter resultados mais precisos.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA GENGIVITE

A prevenção da gengivite envolve eliminar alguns fatores de risco, principalmente através da correta higienização bucal. Não negligencie a escovação e o uso do fio dental, conforme orientação do dentista, pois assim é possível controlar a placa bacteriana e evitar seu acúmulo na cavidade bucal. Para pacientes já com gengivite, há diversos tratamentos disponíveis para a inflamação gengival.

Isso inclui a limpeza profissional dos dentes (profilaxia), orientações sobre higiene oral eficaz, como escovação adequada para remoção eficiente da placa, e prescrição de bochechos com agentes que reduzem a formação da placa. É fundamental destacar que o início de qualquer tratamento deve ser feito mediante consulta e orientação do dentista.


Voltar para a Listagem

Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.